Havana - Cuba

INFORMAÇÕES
Cidade: Havana
País: Cuba
Documentos Necessários: Passaporte válido, Certificado Internacional de Vacinação Contra a Febre Amarela e seguro de viagem.
É necessário o visto de turismo para brasileiros
Cia Aérea: Para Cuba, temos a Cia Copa Air Lines que voa de São Paulo e Rio de Janeiro com conexão na Cidade do Panamá, a Avianca com conexão em Bogotá e a Taca com conexão em Lima.
Moeda local: Peso Cubano
Idioma Oficial: Espanhol.
Fuso Horário: -1 hora em relação a Brasília
Site do País: http://www.infotur.cuba/

DICAS IMPORTANTES

Havana:
Uma Cidade surpreendente, porém decadente, explica-se pelo fato do regime de governo em que o país é submetido. Construções bonitas, porém precisando de restaurações, pois parece que estão em ruínas.

Da para conhecer os principais pontos caminhando. Porém se deve tomar alguns cuidados sempre e não andar sozinho à noite.

Em Cuba, cartões de crédito não são aceitos na maioria dos estabelecimentos, principalmente Amex e os cartões emitidos pelos Estados Unidos. O euro é facilmente trocado nos Hotéis pela moeda local o CUC que tem o mesmo valor do dólar.

A revolução cubana é ainda um dos principais temas de interesse na ilha de Fidel Castro. E a luta dos rebeldes que derrubaram o ex ditador Fulgêncio Batista tem vasto material a disposição dos turistas. Um bom começo é o Museo de La Revolucion. O prédio de 1920 foi residência dos presidentes Cubanos até a revolução.

A melhor maneira de conhecer a cidade é atraves do Sightseeing Habana Bus Tour (5 CUC´s), onde possuem duas linhas e passam nos principais pontos turisticos, podendo descer e subir quantas vezes quiser.

Varadero:
Aproveite sua estada em Havana e faça um tour de um dia a Varadero para conhecer a badalada praia do Caribe Cubano. Todo Hotel possui uma agência de turismo que vende o pacote, algo em torno de US$ 74,00 com tudo incluso (Café da Manhã, Almoço e Bebidas a Vontade).
Existem pacotes mais baratos, mas prefira o All Inclusive, pois eles te pegam em seu Hotel por volta das 06:00 da manhã e te levam até um Resort em Varadero, onde você começa o dia com um delicioso café da manhã, após poderá curtir a piscina, a sauna do Hotel ou aproveitar um dia de sol em uma das praias privativas de Varadero. No final do dia eles te levam até o seu Hotel em Havana.

PASSEIOS

  • Paseo del Prado
Trata-se de um programa e tanto para conhecer os hábitos dos cubanos. O boulevard é bastante arborizado e a parte central da avenida é um calçadão elevado com bancos normalmente ocupados por casais e idosos. O calçadão costuma ser ocupado por alunos que aproveitam o recreio para jogar beisebol. Alunas da escola de balé também utilizam o espaço para praticar.

  • Capitólio
O prédio imponente com seu Domo dourado é um cópia livre do Capitólio de Washington. Sua cúpula mede 92 metros e seu salão central abriga uma das maiores estátuas indoor do mundo com 17 metros de altura. Ja foi sede do congresso e o diamante embutido no chao é o ponto a partir do qual se mdem todas as distancias de Cuba.

  • Real Fábrica de Tabacos Patargas
Uma das mais antigas e tradicionais fábricas de charutos de Cuba. O passeio pelas instalações é pago e não é permitido tirar fotos.

  • La Bodegita del Medio
Um dos bares faboritos do escritor Ernest Hemingway e parada obrigatória para provar o famoso mojito.

  • Catedral de Havana
A encantadora catedral de Havana (1777), também chamada Catedral de La Virgen Maria de la Concepcion Inmaculada, tem uma bela fachada barroca suportada por pilastras assimétricas.

  • Plaza de Armas
Praça aberta no século XVII para servir de centro administrativo de Cuba, deve o seu nome as paradas militares que ali decorrem. A praça está rodeada de edifícios notáveis, como o Castillo de la Real Fuerza, o neoclássico El templete, em forma de templo e o Palacio de los Capitanes Generales, o antigo Palácio do governador que hoje abriga o Museo de la Ciudad.

  • Plaza Vieja
Praça aberta em 1559 possui arcadas com colunas e edifícios interessantes, com quase 400 anos de cada lado. A Casa del Conde de Jeruco acolhe exposições de arte, enquanto que o Museo de Naipes exibe uma coleção de cartas para jogos. No canto sudeste está o Palacio Vienna Hotel de estilo arte nova.

  • Igreja e Convento de San Francisco
A Basilica Menor de San Francisco de Asis deixou de ser usada para as missas depois da ocupação inglesa em 1762. Hoje recebe concertos de música e há um museo de arte religiosa nos claustros anexos do antigo convento. Numa cripta aberta encontram-se os corpos de importantes cidadãos coloniais.

  • Museo de la Revolucion
Este museo alojado no antigo Palácio Presidencial do General Batista é um tributo a revolução desde a guerrilha até os nossos dias. O edificio de 1920, ornamentado com uma cúpula é tão fascinante como a própria coleção e contém o Salon de los Espejos, um corredor de espelhos.

  • Plaza de la Revolucion
Centro adminisgtrativo e politico de Cuba desde o inicio dos anos 50, esta praça onde decorrem grandes manifestações politicas, foi concebida ao estilo modernista e rodeada de monumentais edificios governamentais. Ha um monumento a Jose Marti no lado sul com uma grande estátua de granito do herói nacional, além de um excelente museo com torre surrealista. Um desenho de Che Guevara adorna a fachada do Ministerio do Interior

  • Malecon
Esta avenida marginal banhada pelo Oceano que liga Habana Vieja colonial a Vedado, proporciona excelentes paisagens e é palco de encontro dos locais. Um bom lugar para passear, mas tenha sempre cuidado.

  • Tropicana
Este sensacional cabaré show descrito como ''o paraiso sob as estrelas'' ocorre num auditório ao ar livre, onde belas bailarinas com roupas exuberantes desfilam entre árvores. Trata-se de um jantar show para turistas muito interessante. http://www.cabaret-tropicana.com/



La Bodeguita del Medio

Plaza Vieja

Malecon

Praça de la Revolucion

Varadero

Retrato de Cuba

Tropicana Show

Ruas de Havana Vieja